Desafio Intermodal 2013

Desafio Intermodal 2013

Movimento Conviva

Você sabe o que é deslocamento intermodal? Em grandes cidades e capitais, onde muitas pessoas precisam se deslocar por distâncias relativamente longas diariamente, utilizar mais de um meio de transporte pode ser o ideal. Por exemplo, você vai de carro até uma estação de metrô, pega o metrô, desce e empresta uma bicicleta na estação para chegar até o trabalho. Muitas cidades ainda não oferecem uma infraestrutura própria que permita e facilite tal prática, mas você mesmo pode se planejar e descobrir a melhor opção, otimizando seu tempo e evitando estresse no dia a dia. Essa união de mais de um meio de transporte para se locomover é o que recebe o nome de deslocamento intermodal.

O deslocamento intermodal não é mais novidade e, desde 2006, o Instituto CicloBR promove o Desafio Intermodal, que mede a eficiência e indica o meio de transporte mais eficiente em São Paulo, entre diversas modalidades e combinações de transportes. A eficiência não é medida apenas pelo tempo gasto, mas também pelo valor gasto e a emissão de CO2 de cada participante.

Amanhã, 12/9, acontece a oitava edição do desafio na cidade de São Paulo, saindo da Praça General Gentil Falcão, na altura do número 1000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini (ver mapa). Este ano, o evento vai contar com 12 modais de transporte diferentes, conforme abaixo:

1. Pedestre caminhando
2. Pedestre correndo
3. Ciclista por vias rápidas
4. Ciclista por vias calmas
5. Ciclista + Metrô (com bicicleta dobrável)
6. Motociclista
7. Automóvel
8. Ônibus
9. Trem + Metrô
10. Patins
11. Cadeirante + Transporte Coletivo
12. Skate

Relembre um pouco e veja mais detalhes no vídeo feito pelo Repórter Conviva no desafio de 2011:

Confira mais informações no site do Instituto CicloBr.
Conviva! 🙂

 

Imagem de capa: reprodução/ciclovida.ufpr.br

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran