Convivência de peso

Convivência de peso

Movimento Conviva

Em todo o País, centenas de milhares de cidadãos passam o dia rodando em estradas, ruas e avenidas pilotando veículos de carga. Estamos usando aqui o termo pilotar porque esta atividade exige muito mais do que preparo técnico. É preciso muito bom senso e jogo de cintura para driblar as intermináveis dificuldades encontradas no meio do caminho.

Sejam as condições precárias de diversas estradas, sejam os congestionamentos, restrições de tráfego e altos índices de violência das grandes cidades, ser motorista de caminhão se torna, cada dia mais, uma arte e uma missão quase impossível.

Foto: http://migre.me/8Prup.

Por isso, nós do Movimento Conviva estamos fazendo este post. Para convidar todos os que compartilham o espaço urbano ou rodoviário a conviverem com estes “guerreiros da boleia”. Mas como convivência é uma mão de via dupla, aqui vão nossas dicas para os caminhoneiros:

1. A pista da esquerda só deve ser usada para ultrapassagem.

2. Estacionar em pista dupla deve ser a “última da última” opção e somente em áreas que permitam a continuidade do fluxo de outros veículos. Infelizmente para carga e descarga muitas vezes esta é a única opção.

3. Na estrada, em trechos que não há possibilidade de um veículo de carga desenvolver velocidade, sempre que possível facilite a ultrapassagem de veículos de pequeno porte.

4. Limites de velocidade devem ser respeitados por todos, mas no caso de um veículo de carga de grande porte, este respeito não pode ter qualquer concessão. Sao veículos que definitivamente não foram projetados para este fim, exceto os customizados da Fórmula Truck, e mesmo que tenham motor, não têm espaço nas vias, nem condições de frenagem em poucos metros. Alguns caminhoneiros não entendem isso e colocam suas vidas, e a de outros, em risco.

 5. Buzina de caminhão é um “acontecimento” rs por isso, nada de usá-la desnecessariamente.

 6. Não use seu tamanho para jogar o veículo de grande porte sobre os veículos de pequeno porte. Em contrapartida, os veículos de pequeno porte não devem se aproveitar da velocidade e facilidade de deslocamento para se jogar na frente dos caminhões, obrigando-os a fazerem paradas bruscas.

Foto: http://migre.me/8Prz7.

 7. Mantenha a manutenção do seu caminhãoem dia. Emissãode poluentes, fumaça escura, ruídos excessivos, setas e faróis queimados, tudo isso são atitudes anti-convivência. Estamos convivendo quando pensamos em nós e naqueles que nos cercam.

 8. Respeite as leis e tenha em bom funcionamento o aviso sonoro acionado automaticamente ao usar a ré, bem como as fitas reflexivas no baú e para-choques. Manobras devem feitas na menor velocidade possível e com atenção máxima.

9. Respeite os limites humanos. Dirigir sob efeito de remédios e por muitas e muitas horas seguidas é outra atitude anticonviva.

 

Pra encerrar no clima, uma frase de para-choque de caminhão 🙂

 

“Eu piloto, você pilota. É nóis na pista!”

 

Foto de capa: http://migre.me/8PrAy.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran