Conviva na CicloFaixaSP

Conviva na CicloFaixaSP

Ciclofaixa

Constantemente recebemos pedidos para conscientizar os usuários da CicloFaixa sobre algumas questões. Vamos começar então uma pequena série de posts com algumas dicas para a boa convivência de todos. Neste post vamos pegar carona no Movimento Conviva e dar algumas orientações que são essenciais para a convivência em harmonia na CicloFaixa, além de serem necessárias para a segurança e bem estar dos usuários. Essas dicas, quando seguidas, permitem um passeio seguro e divertido. Contamos sempre com o bom senso do próximo, mas não custa nada dar uma reforçada, não é mesmo? Vamos lá então, atenção para as dicas:

– Quando levar crianças com você para passear na CicloFaixa, escolha um lado da pista e ande atrás das crianças. Além de resguardá-las, você evita que elas tentem acompanhar o ritmo de sua pedalada e assim pedalam com mais segurança e tranqüilidade.

Escolha apenas um lado da pista e fique atrás das crianças. Foto: arquivo/CicloFaixaSP

– Se você está pedalando com mais uma pessoa, fique atento para não bloquear a pista para ciclistas que querem passar. Quando perceber que alguém vai passar, combine com o seu parceiro para que um de vocês diminua a velocidade e vá pra atrás do outro liberando um lado da pista.

– Nunca ultrapasse dois ciclistas, nem pelo meio nem pelas laterais. A pista fica estreita demais para três ciclistas e qualquer esbarrão pode causar um acidente. Diminua a velocidade, peça passagem falando em qual lado você quer passar e agradeça ao ultrapassar.

– Nunca ultrapasse por fora dos cones. Além do pergio de ser atingido por um carro, você pode esbarrar num cone ou assustar outros ciclistas e causar um acidente. Diminua a velocidade e peça gentilmente para ultrapassar.

– Não ande na contramão e respeite todas as sinalizações da Ciclofaixa e do trânsito.

– Conviva em paz com pessoas que estão andando de patins ou skate. Se essas pessoas estiverem de um lado da pista e liberando a passagem dos ciclistas todos podem se divertir e curtir a Ciclofaixa civilizadamente.

A CicloFaixa de Lazer é um espaço para a convivência. Foto: arquivo/CicloFaixaSP

– Não pratique “cooper” ou utilize a CicloFaixa para fazer caminhadas.

– Tenha paciência e respeite os outros ciclistas em cruzamentos e pontos de afunilamento como entrada de parques. Convivendo com educação todos podem circular em segurança e aproveitar a Ciclofaixa.

– Respeite o pedestre principalmente nos cruzamentos, entrada de parques e dentro deles. O pdestre tem sempre prioridade e todos ciclistas devem dar passagem e zelar pela sua segurança.

– A obrigação dos fiscais é sinalizar os pontos de cruzamente e orientar os ciclistas. Para qualquer outra ocorrência, comunique o CET ou a polícia que fazem o monitoramento da Ciclofaixa.

Em um outro post traremos mais algumas regrinhas básicas de convivência na CicloFaixa. Fiquem ligados aqui, no perfil da CicloFaixa no Twitter e na página no Facebook. E vamos pedalar! 🙂

Consulte também o regulamento oficial da CicloFaixa de Lazer de São Paulo.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran