Conviva na CicloFaixaSP – Parte 2

Conviva na CicloFaixaSP – Parte 2

Ciclofaixa

Neste post vamos dar continuidade à série com pequenas regras e dicas de convivência e segurança na CicloFaixaSP. No post anterior já abordamos algumas questões mais frequentes. Vamos lá então?

– Nunca fale ao celular andando ou no meio da pista. Se tiver que atender, procure um canteiro ou acostamento que não atrapalhe a circulação e coloque em risco os outros ciclistas.

– Se tiver que parar no meio da CicloFaixa por qualquer motivo, porque viu um amigo, quer tirar uma foto ou precisa de um fôlego, busque sinalizar com as mãos para os ciclistas que vêm atrás de você. Isso pode evitar acidentes.

– Se precisar de qualquer ajuste na bike, reparo, regulagem dos freios, procure o pessoal do SOS Bike que circula pela CicloFaixa ou na tenda no Parque das Bicicletas.

– É comum que alguns trechos da CicloFaixa tenham o asfalto mais acidentado. Os reparos são sempre solicitados aos órgãos responsáveis, mas enquanto não são feitos, ande em velocidade mais baixa nesses trechos.

– Sempre sinalize com as mãos qualquer mudança de pista: quando for entrar à direita ou à esquerda, estique o braço para os lados. Se for parar, acene o braço para baixo indicando ao ciclista de trás para diminuir a velocidade. Assim você anda mais seguro e evita acidentes.

– Não existe um lado certo para ultrapassar os ciclistas. Quando for ultrapassar, avise o ciclista da frente qual o lado pelo qual está passando para evitar que ele se assuste e sofra um queda.

– Respeite os ciclistas menos experientes e crianças, e tenha cuidado ao ultrapassar essas pessoas. Avise que está passando para que elas não se assustem e sofram um acidente.

– É você que faz a CicloFaixa. Respeite a liberdade dos outros, ande com segurança e tolerância, curta seu passeio e ajude a educar todos que circulam pela CicloFaixa. Se todos fizerem sua parte, ela vai ser um ambiente cada vez mais gostoso para o lazer de todos os paulistanos.

E não se esqueça: use sempre o bom senso e respeite o espaço do outro. Só isso já faz com que a convivência seja harmoniosa para todos, mais do que qualquer regra que a gente estabeleça. 😉

Veja também as regras de utilização da CicloFaixa de Lazer.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran