Conheça os benefícios da ioga para a terceira idade

Conheça os benefícios da ioga para a terceira idade

Movimento Conviva

 

Hoje sabemos que a prática de atividades físicas é recomendada a todas as faixas etárias. Na terceira idade, os benefícios são inúmeros. Se exercitar aumenta as defesas do organismo, além de evitar problemas no coração e reduzir a incidência de câncer.

Algumas práticas, como o ciclismo e caminhada, são comuns entre os idosos. Uma atividade, contudo, merece atenção: a ioga. Prática milenar, ela traz benefícios para o corpo e também para a mente. De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, a ioga ajuda a evitar doenças cardiovasculares tanto quanto andar de bicicleta e caminhar.

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Conversamos com a instrutora Luciana Brandão, arquiteta e praticante de yoga desde 1988. A profissional já participou do núcleo Anthropos na Unifesp para estudo das disciplinas mente-corpo e esteve à frente da Associação Brasileira de Iyengar Yoga.

Confira, no papo, que envelhecer no mundo moderno pode acontecer de forma saudável e tranquila – e estimule alguém da família a praticar ioga. 😉

– Como a ioga pode beneficiar as pessoas? E pontualmente a terceira idade?

Aceitar as mudanças que a passagem do tempo impõe ao corpo não significa deixá-lo encolher e definhar. Tudo está em constante mudança e ao nos darmos conta disso podemos assumir a responsabilidade de cuidar bem dessa nossa morada. Através da prática de ioga adquirimos autoconhecimento e confiança, força, resistência e resiliência. BKS Iyengar praticou todos os dias até falecer aos 96 anos, ele é nossa inspiração de como chegar à idade avançada com independência e propósito de vida. Ele também dizia que a ioga ajuda a curar aquilo que pode ser curado e a aceitar aquilo que não pode ser curado.


É claro que podemos citar os inúmeros benefícios físicos como desenvoltura no caminhar, equilíbrio, regulação das funções orgânicas, mas no meu entender isso tudo é apenas efeito colateral do bem maior que a ioga pode oferecer.

– Quais benefícios são percebidos mais rapidamente?

Melhora no equilíbrio, na qualidade do sono e na flexibilidade – tudo que pode ser apreciado nos movimentos básicos cotidianos, como amarrar os sapatos. Acredito que pode favorecer até mesmo como uma forma de socialização, o grupo de pessoas que frequenta uma aula de ioga normalmente se coloca mais disponível para experimentar coisas novas com maior vitalidade.

– Há contra-indicações para a prática na terceira idade?

Como toda atividade física é altamente recomendável uma consulta médica básica anterior à primeira aula para evitar surpresas. Na verdade, um professor bem treinado pode lidar com a maior parte das questões de saúde de forma segura oferecendo variações nas posturas que muito antes de serem um risco, poderão se tornar de imenso benefício.

– Você tem muitos alunos que começaram a prática já na terceira idade?

Tive o privilégio de ter várias turmas dedicadas à terceira idade, são os alunos mais comprometidos porque sabem exatamente o benefício que colhem. É muito estimulante trabalhar com essa faixa etária.

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