Como Anda: saiba como está a mobilidade a pé no Brasil

Como Anda: saiba como está a mobilidade a pé no Brasil

Movimento Conviva

Todos nós, em algum momento, nos deslocamos a pé. Recentemente, um estudo apontou que 36% dos paulistanos se deslocam principalmente caminhando.

Há um levantamento, em constante atualização, que revela ainda mais sobre quem caminha. O “Como anda” fala sobre a mobilidade a pé no Brasil.

>> Carona a pé: alunos de SP caminham juntos até a escola

O objetivo do projeto é saber quem são as pessoas que usam as próprias pernas em seus deslocamentos diários, além de atuar ao lado de organizações que trabalham com o tema, muitas vezes cedendo dados para que ações em prol da mobilidade a pé sejam articuladas.

O “Como anda” possui, em seu portal, uma timeline da mobilidade a pé, onde são mostradas todas as iniciativas brasileiras, desde 1930, quando houve a pedestrianização da Rua Direita, em São Paulo.

A linha do tempo mostra que novas medidas foram implementadas no Brasil somente em 1972, quando foi implementado um calçadão na rua XV de Novembro, em Curitiba.

Em 1981, foi fundada a Associação Brasileira de Pedestres (Abraspe). Daí em diante, os marcos são recorrentes no levantamento do “Como anda”, incluindo até a a Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelecida em 2012 para priorizar os modos de transporte não motorizados e públicos no deslocamento da população, e o Programa Ruas Abertas, de 2017.

Confira todos os marcos da mobilidade a pé no Brasil no site do “Como anda”. No mesmo portal, também é possível baixar a pesquisa completa e até uma planilha com a legislação relacionada ao tema – basta acessar a área de downloads.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran