CicloFaixa de Lazer Noturna, para muito além do clima de Natal

CicloFaixa de Lazer Noturna, para muito além do clima de Natal

Ciclofaixa, Movimento Conviva

Este é o terceiro ano consecutivo em que a cidade de São Paulo abre um trecho da CicloFaixa de Lazer para funcionar durante toda a noite e madrugada de sábado para domingo.

Interligando o trecho da Avenida Paulista com o Parque Ibirapuera, a Ciclofaixa noturna mais uma vez mostrou que é no mínimo estimulante verificar que milhares de paulistanos anseiam por outras opções de lazer na cidade, que não sejam restritas aos shoppings centers ou ao drive thru da árvore de Natal do Ibirapuera.

Eram 22h na Praça do Ciclista e a fila de crianças – e adultos sem crianças – para tirar um selfie com o papai noel só aumentava. Do alto de um trenó puxado por renas de duas rodas – uma obra do genial Eduardo Srur – o bom velhinho estava pronto para a sua tradicional pedalada pela CicloFaixa noturna. E lá fomos nós para acompanhá-lo, batedores de uma cidade mais humana.

O engarrafamento da Avenida Paulista contrastando com duas faixas de rolamento repletas de ciclistas, skatistas e patinadores, jovens e idosos, era o cenário caótico ideal para o espetáculo de flashes e selfies com o papai noel e seu esdrúxulo trenó.

Esbanjando simpatia e muito carisma, o comboio de duendes – ops, ciclistas – seguiu guiando o papai noel madrugada adentro, levando a carinhosa mensagem do Natal. Mas mais do que isto, levando a mensagem de uma cidade muito mais rica e interessante quando podemos todos conviver respeitosamente compartilhando os espaços públicos. Conviva no Natal, conviva o ano todo.

Dica valiosa deste que vos escreve: próximo sábado, dia 20, tem mais. Que tal deixar o carro em casa e tirar a poeira da bicicleta na garagem?

Daniel Guth, consultor em políticas de mobilidade urbana.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran