Bike pelo mundo: Amsterdam

Bike pelo mundo: Amsterdam

Movimento Conviva

Chegamos na cidade mais popular por suas bikes: Amsterdam. Sabemos, pelo boca a boca turístico, que ali a bicicleta é o meio de transporte oficial. É sim! Cerca de 50% dos deslocamentos da cidade holandesa são feitos de bicicleta, nos mais de 400 km de ciclovias.

Hora do rush em Amsterdam. Foto: Penny Bradfield

>> Webcam: Amsterdam ao vivo

Com a maior taxa de ciclistas por habitante em todo o mundo, Amsterdam é uma cidade super segura de se pedalar. O período entre 1986 e 1991 registrou o índice de 68 bikes a cada 100 habitantes. O número aumentou para 73 (de 2005 a 2008), segundo o Departamento de infra-estrutura, transporte e tráfego de Amsterdã.

E nem sempre Amsterdã foi esse exemplo visual repleto de ciclistas pomposos pedalando até o trabalho. As ciclovias mais antigas da cidade-modelo eram estreitas e mal conectadas – ou seja, perigosas.

As mudanças aconteceram mesmo após o fim de Segunda Guerra Mundial. Acompanhando o aumento do salário das pessoas, nos anos 50, a população começou a consumir bens mais caros – carros. Carros esses que não se encaixavam naquela cidade, projetada para pessoas. Aí, edifícios e ciclovias foram abaixo, em prol dos carros.

Estacionamento de bicicletas em Amsterdam. Foto: wendmag.com

Com a crise mundial do petróleo nos anos 70, as coisas tiveram que mudar. Uma política de incentivo ao uso da bike somada à proibição de carros circulando aos domingos foram esforços válidos para lembrar a população dos bons tempos de integração.

Quem já esteve na cidade sabe bem que lá, o trânsito é dominado pelas magrelas. E funciona como o trânsito com o qual a maioria de nós está acostumado: há sinalização para bikes, gestos comunicativos – direita, esquerda, parando -, buzinas e muito mais.

Bikers pedalam com crianças no centro de Amsterdam. Foto: Herman Wouters/The New York Times

Se você encarar, atente-se às regras dos habitantes – eles não estão ali a passeio – e aproveite!

Já pedalou em Amsterdam? Comente e compartilhe:

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran