Bike pelo mundo: Alemanha

Bike pelo mundo: Alemanha

Movimento Conviva

O esteriótipo atrelado aos alemães é de “os mais certinhos do mundo” – ao menos esse é um dos jeitos mais populares de classificar a Alemanha. Mas como a gente aqui fala sobre convivência, vamos mudar um pouco essa impressão.

Em setembro de 2012, o país aprovou um novo planejamento estratégico nacional para fomentar o uso da bike. A ideia é passar dos atuais 10% de deslocamentos feitos sobre duas rodas para 15% em 2020.

Além da clássica e verdadeira justificativa embasada na mobilidade sustentável, o Ministro Federal de Transportes, Peter Ramsauer, declarou ao jornal La Segunda que pretende criar novas formas de punir os ciclistas agressivos que desrespeitarem as regras de trânsito. Dessa forma, estima um crescimento saudável do ciclismo urbano.

Fachada de uma famosa loja de bicicletas em Altlandsberg – Berlim, toda decorada com bikes. Foto: divulgação

Assim como na Itália, onde já se vendem mais bicicletas do que carros, uma das razões que motiva o uso da bike entre os alemães é o aumento do valor do combustível.

A cidade alemã mais conhecida pela popularidade da bicicleta como meio de transporte é Muenster. Lá, cerca de 100 mil pessoas pedalam para ir e vir, e a população de 500 mil pessoas abriga cerca de 1 milhão de bicicletas. Na capital alemã da bike, há 3 grandes estacionamentos de bicicleta, sendo 3.500 vagas em só um deles.

Em comparação com a Holanda, por exemplo, a Alemanha ainda tem baixa aderência à bike, com grande variação de qualidade das ciclovias e taxa de uso de cidade para cidade. Mas, por outro lado, algumas pessoas afirmam que é mais fácil para os alemães pedalarem no dia a dia do que para os ingleses, comparando a infra-estrutura que os países oferecem aos ciclistas.

Como não cabe a nós comparar, vale assistir ao vídeo que mostra ciclovias holandesas e alemãs, lado a lado:

Confira também o vídeo que tenta entender a razão pela qual as jovens alemãs pedalam muito mais do que as inglesas:

Disso tudo, fica a certeza de que o mundo busca, pela bike, um cenário mais sustentável de mobilidade, além de permitir que os ambientes urbanos sejam de melhor e mais agradável convivência.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran