Barcelona cria “superquarteirões” para reduzir poluição do ar

Barcelona cria “superquarteirões” para reduzir poluição do ar

Movimento Conviva

Assim como diversas cidades da Europa, Barcelona recentemente baniu a circulação de carros antigos em sua região central como medida para reduzir a poluição do ar. Agora é a vez dos “superquarteirões”, calçadões que abrem mais espaço para pedestres e ciclistas conviverem.

O que Barcelona fez foi eleger 9 quarteirões e, ali, remodelar o tráfego de veículos. A velocidade, ali, é limitada a 10 km/h e estacionar nas ruas é proibido. A prioridade desses superquarteirões é totalmente dos pedestres e, por isso, os motorizados estão ali só em breve passagem.

Barcelona também mudou o itinerário de algumas linhas de ônibus, que agora percorrem os super quarteirões horizontal e verticalmente, facilitando o acesso ao comércio da região.

Alguns dos superquarteirões tem inclusive estrutura para que crianças brinquem e para que adultos se sentem ao ar livre.

Dessa forma, a cidade ganha focos silenciosos e de ar mais limpo. Hoje, Barcelona tem quatro superquarteirões – e a meta é cercar a cidade com eles.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran