App traça rotas de bike sem subidas

App traça rotas de bike sem subidas

Ciclofaixa

Ciclistas paulistanos que sonham em traçar rotas que os levem até o seu destino evitando ao máximo pedalar em subidas, podem celebrar – o aplicativo Bicidade está aqui para atender a essa necessidade.

O app, que venceu Maratona Hacker da CET e hoje é gerenciado pela dupla de desenvolvedores Tiago Barufi e Yuri Hermuche, funciona da mesma forma que os mapas voltados aos motoristas, mas com critérios relevantes para a bicicleta.

“Queremos que as pessoas descubram que pedalar não é difícil, que pode ser muito prazeiroso e eficiente”, dz Barufi.

Além de criar caminhos que evitam subidas íngremes, com base em um mapa topográfico de São Paulo, Barufi conta que a equipe inclui “ciclovias e ciclorotas como parte do critério fornecido para o algoritmo do aplicativo”.

O algoritmo, além de dar preferência a trajetos que incluam ciclovias, também elimina trechos pouco seguros. “O sistema evita viadutos, túneis e passagens que consideramos perigosas”, explica o desenvolvedor.

Barufi alerta, contudo, que o app não substitui o conhecimento e o bom senso necessários para se pedalar em uma cidade como São Paulo. “Estamos trabalhando, inclusive, em uma funcionalidade que sugere o uso de calçada compartilhada com pedestres, quando isso permite atravessar regiões complicadas”. O app recomenda que o ciclista desmonte da bike ao utilizar as calçadas.

O Bicidade não para por aí. “O nosso mapa poderá, em breve, mostrar pontos de interesse, permitindo a escolha de caminhos que passem por lugares interessantes”, adianta.

Nesse projeto, dedicação é o que não falta. “Cada bicicleta que ganha as ruas me emociona”, diz Barufi. Afinal, pedalar é tornar a cidade mais feliz – e “a felicidade só é real quando compartilhada, como lembrou o Christopher McCandless”, completa.

O app está disponível para Android e a equipe trabalha na versão para iOS.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran