Agora Copenhague tem mais bikes do que carros

Agora Copenhague tem mais bikes do que carros

Movimento Conviva

A capital da Dinamarca, Copenhague, agora já tem mais bicicletas do que carros circulando em seu território. Apesar de estar entre as capitais mais cicláveis do mundo, essa é a primeira vez em toda a contagem de tráfego na região central da cidade em que a inversão é feita.

Foram usados 20 sensores que contaram 265.700 bicicletas, um total de 35.080 bikes a mais do que na contagem do ano passado.

Copenhague investiu, nos últimos anos, cerca de 134 milhões de euros em estruturas cicloviárias para motivar o uso da magrela como meio prioritário de transporte.

Entre todos os meios de transporte, a bike é usada por 56% dos dinamarqueses, enquanto 20% escolhem o transporte público e apenas 14% se dedicam a dirigir diariamente.

Se considerar os dinamarqueses que chegam até Copenhague vindos de outros municípios, a bicicleta ainda ganha como locomoção preferida: 41%, mais do que os 27% que chegam de transporte público ou os 26% que vêm de carro.

Entre as medidas para incentivar o uso de transporte não-motorizado e público, Copenhague determina que o uso de automóveis nunca deve ser maior do que 30% e que o uso de transporte público não deve ser inferior a 30%. Dessa forma, a cidade aparentemente perfeita ainda vê desafios a superar em sua mobilidade urbana.

Artigos relacionados

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran