7 anos de CicloFaixa de Lazer. 7 motivos para pedalar em SP.

7 anos de CicloFaixa de Lazer. 7 motivos para pedalar em SP.

Movimento Conviva

Há 7 anos, São Paulo era outra cidade. A CicloFaixa de Lazer nasceu para chacoalhar um território dominado pelo transporte individual e por ruas fechadas para o lazer. Hoje, a Paulista é aberta aos domingos apenas para pedestres e ciclistas, além de, nos últimos anos, terem sido construídos 400 km de ciclovias.

Para celebrar o aniversário da CicloFaixa de Lazer, nós te damos 7 razões para pedalar em “éssepê”:

 

Ver a cidade de outra forma

 

01
Conhecer lugares diferentes é uma das coisas mais gostosas que há em se pedalar nas metrópoles como São Paulo. Pegar caminhos alternativos e se perder de propósito mostra o que nunca vimos: um portão amarelo industrial ao lado de uma casinha de bairro cheia de plantas e com alguns gatos entre elas; uma praça belíssima onde o sol bate na diagonal bem na hora que você passa ali perto de manhã; cachorros passeando com seus donos; e muito, muito mais.

 

Interagir com as pessoas

 

02
Ir de bike em vez de carro, ao menos uma vez por semana, é sair fora da caixa. Ali, dá para exercitar a empatia e entender, de perto, a movimentação dos pedestres nos faróis, dando espaço ao perceber que o maior protege o menor. Muitas pessoas transitam pelos mesmos trechos, nos mesmos horários, e você se acostuma a elas – e elas a você. Aguarde e confira: depois de pouco tempo pedalando pela cidade, ela vai parecer menor, quase uma pacata cidadezinha do interior.

 

Sorrir mais

 

03
Exercício físico libera endorfina, o que traz bem-estar e sensação de felicidade. Simplesmente usufrua desse benefício – não há contra-indicações.

 

Explorar novos conhecimentos

 

04
Você começa a entender, ao mudar de lugar dentro da cidade, que elas podem ser melhoradas para que as pessoas convivam melhor no espaço público. Para isso, observa pautas de mobilidade urbana, por exemplo. Sua curiosidade fica atiçada para você colher informações interessantes e fazer bonito no almoço de domingo.

 

Fazer novos amigos

 

05
Quem pedala e não tem uma turma de ciclistas com quem encontrar ao menos uma vez por semana para descontrair, adicionar alguns quilômetros ao Strava e falar sobre a vida? Pedalar em grupo é um grande incentivador de novos ciclistas na cidade.

 

Se concentrar melhor

 

06
É comprovado por alguns estudos que usar a bicicleta como modal de transporte ajuda a aumentar a produtividade no trabalho. Além disso, o raciocínio fica mais rápido e preciso após uma pedalada moderada que, sempre vale lembrar, faz bem pra pele e pro corpo também.

 

Ser criança de novo

 

07
Vida longa e próspera é quando levada com a sabedoria de não se levar tão a sério. Pedalar com uma criança na CicloFaixa de Lazer aos domingos com certeza vai reativar a segunda infância de muitos pais e familiares. Mesmo ao usar a magrela como meio de transporte, é inevitável: o vento no rosto devolve a sensação de liberdade da qual desfrutamos anos atrás.

E aí, concorda? Tem alguma coisa a acrescentar na lista?

Por Lygia de Luca, repórter Conviva, ciclista de SP, florista sobre duas rodas. No Instagram, é @lygiadeluca_.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran